quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os Benefícios das Nozes

   A semente deste fruto de casca dura é a parte comestível que os antigos chineses já recomendavam para fazer bem ao organismo. Deliciosas, as nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação dos glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem ossos e dentes, ainda, atuam contra envelhecimento das células. Com tantos qualidades, desses frutos de casca dura, o que se come é a semente e elas podem e devem entrar no cardápio todos os dias do ano.
  Sua ingestão diária, mesmo em pequenas quantidades pode evitar até 65% do risco  de doenças do coração. Isso porque reduzem as taxas de colesterol e formação de coágulos no sangue, além de ter ação antiinflamatória. Os responsáveis por esses benefícios são os ácidos graxos essenciais, principalmente o linolênico e o linoléico. Contêm ainda fósforo, potássio e pouco sódio, que fortalece o músculo cardíaco.
Por serem ricas em antioxidantes, principalmente vitamina E e Selênio, as nozes funcionam ainda como agente de prevenção contra o câncer. E a mesma vitamina é importante para estimular a fertilidade masculina. Por outro lado, seus compostos chamados fitoestrogênios; aqueles encontrados também na soja  reduzem os problemas relacionados à menopausa. Além disso o fruto é rico em cálcio, fundamental para saúde dos dentes e ossos.
  Quem fuma ou vive em cidades poluídas encontra no alimento um grande aliado, os antioxidantes presente nas nozes melhoram a resistência pulmonar e reduzem  os danos das toxinas inaladas. Essas substâncias ainda  aumentam as defesas contra doenças, segundo estudo feito na universidade de Harvard.
Ela é ainda um alimento com um dos maiores índices de vitamina B6. Só o gérmen de trigo e o os peixes como a sardinha  e o salmão ganham da noz neste quesito. Essa vitamina atua no bom funcionamento do cérebro e na produção dos glóbulos vermelhos.
  Mas ela engorda? Só para exagera no consumo. Para ter todos os benefícios basta comer cinco nozes por dia (28 gramas). Isso equivale a 198 calorias. Você pode saboreá-las no café da manhã, com frutas e cereais ou batidas com leite, em saladas verdes, sobre risotos, em forma de sorvete, etc.

Fonte: revista Viva Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário